sábado, 10 de abril de 2010

Dentro da pele

Un bar aux Folies Bergère (Manet, 1882)


Ela esfregou os olhos duramente, e os abriu. Conseguia sentir: estava nascendo, assim como se nasce todos os dias, assim como todos os dias nascem. A água caía fria sobre o seu corpo, e os pelos de seus braços se arrepiavam. Ela os observava, reparando em como sua nova pele se parecia com couro de bicho. Bicho que assusta a gente quando mostra que tem vida própria.

E se era assim, ela mesma tinha vida própria, pensou por um instante, e se impressionou com isso. Era ela dentro daquela pele, era a sua vontade. Podia fazer o que quisesse. Podia ir para a China um dia desses, e voltar se de lá não gostasse. Podia ficar no mesmo lugar, se nisso visse sentido. Podia ver sentido, ou não ver, se esse não lhe interessasse. Podia mesmo fazer tudo, e podia não querer fazê-lo. Mas era sua escolha, não era? Não era?

3 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo. Lindo quadro, lindo texto! Me lembrou Clarice Lispector esse seu post :) o que, vindo de mim, é um grande elogio porque eu amo Clarice, hahaha. Gostei demais, muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, a melhor das suas postagens, menina. Que sensibilidade é essa? O tempo todo enquanto eu lia, ia percebendo como aquilo que você estava desenvolvendo era produto de uma percepção das coisas que não vemos o tempo todo por aí. Não passa nem perto do banal.

    E a pintura... *derrete* Uma dupla imbatível!

    Muitos parabéns! (vou começar a te cobrar com mais frequência pra escrever. Se acha que esses dias estive te cobrando demais... querida, você não viu nada!)

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigada às duas!! O incentivo de vocês é tão importante pra mim! É uma honra, mais até do que uma honra lembrar a Clarice! Muito obrigada mesmo M. F.! E a Jé, muito obrigada também por me cobrar, e me elogiar, e, enfim, me incentivar tanto!

    É realmente ótimo ter uma audiência tão carinhosa e tão digna de respeito como vocês! Ambas estão na minha lista de excelentes escritoras, e por isso sinto muito orgulho de ter vocês comentando por aqui! : )

    ResponderExcluir

Enquanto o seu ônibus não passa, faça seu comentário.